Solutions

SOLUÇÕES

Planejamento do projeto, com foco em ações de acessibilidade para pessoas com deficiência.

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA “Uma Cidade na Floresta” de Chourouk Hriech
Desafio
Mais uma iniciativa da cooperação entre o Consulado da França e o Goethe-Institut Rio de Janeiro. Desta vez, o desafio era realizar o planejamento, montagem e desmontagem, no Museu do Amanhã, da instalação “Uma Cidade na Floresta”, da artista franco-marroquina Chourouk Hriech, unindo diferentes elementos das artes
plásticas (11 | jul a 10 | set 2023)
RESULTADOS


Projeto executado conforme planejado. A exposição recebeu, conforme borderô do Museu do Amanhã 25.668 visitantes;
O projeto contou com capacitação das equipes de monitoria, instalação de piso tátil, audiovisual contendo narração em áudio, tradução e interpretação em Libras dos textos originais da instalação;

Contribuição ao ODS 10.

SOLUÇÕES

Planejamento do projeto, incluindo a realização de um mapa de sensibilidade para entender de que forma os nossos objetivos poderiam colaborar com os objetivos do desenvolvimento sustentável.

ESTAÇÃO MÚSICA 2023
Desafio
Inspirado na Fête de la Musique, celebrado na França no dia do solstício de verão - 21 de junho - espaços de Botafogo foram ocupados por músicos e artistas convidados pelo Goethe-Institut e o Serviço Cultural do Consulado Francês, com programação gratuita. A LIX tinha como desafio realizar a direção executiva do projeto, oferecendo uma programação gratuita e de qualidade (12 a 16 | abr | 2023).
RESULTADOS


Projeto executado conforme planejado e atingiu, diretamente, mais de 2.000
espectadores.
Os cargos de liderança do projeto foram compostos por 80% de mulheres. E 60% da programação artística foi composta por pessoas pretas, mulheres e/ou LGBTQUIAPN+.

Contribuição aos ODS 5 e 10.

SOLUÇÕES

Planejamento do projeto, incluindo elaboração de planilha orçamentária compartilhada, cronogramas de ação e desembolso, mapa de produção;

Engajamento junto a agentes locais, na Pavuna, para formação de plateia;

Contratação de fornecedores locais, na Pavuna;

CINE CONCERTO ANIMADO 2022
Desafio
Uma iniciativa de cooperação do Consulado da França e do Goethe-Institut Rio de Janeiro. O projeto contou com uma seleção de nove curtas-metragens e filmes de animação brasileiros, franceses e alemães, que receberam uma trilha sonora inédita, recriada especialmente para a ocasião, executada ao vivo pela percussionista Lan Lanh e o guitarrista Armando Macedo. A LIX tinha como desafio realizar a direção executiva do projeto que contou com sua estreia no Festival de Cinema do Rio, no Estação Net Botafogo e realizou outras duas sessões, uma em Niterói e outra na Pavuna.
RESULTADOS

Projeto executado conforme planejado, tendo atingindo diretamente, nas três sessões realizadas, mais de 1.000 espectadores;

Incentivando a formação de plateia, o Cine Concerto Animado forneceu transporte e lanche para 160 crianças e adolescentes de cinco instituições e comunidades do entorno da Pavuna;

20% das contratações para a realização da sessão na Pavuna foram realizadas com fornecedores locais, gerando renda localmente e diminuindo impactos ambientais nas emissões de GEE.

Contribuição aos ODS 8, 10 e 13.

SOLUÇÕES

Implantação dos requisitos da ISO 20121 – Gestão para a Sustentabilidade de Eventos.

Mapeamento dos principais processos do Theatro, aprovação da política de sustentabilidade, construção de objetivos e metas sustentáveis,

Contratação de fornecedores locais, na Pavuna;

Avaliação de aspectos e impactos, plano de resposta a emergência, gestão da cadeia produtiva

THEATRO MUNICIAL DE NITERÓI
Desafio
Desenvolver no Theatro Municipal de Niterói uma cultura de sustentabilidade nas suas práticas e processos de planejamento, produção e pós dos espetáculos realizados no palco.
RESULTADOS

Programa de comunicação interna e capacitação dos 35 colaboradores. Auditoria interna realizada.

Atendimento ao padrão ISO 20121 - Gestão para a Sustentabilidade de Eventos e contribuição aos ODS: 11 e 12.

Theatro pronto para chamar órgão certificador externo.

SOLUÇÕES

Elaboração do projeto, incluindo a concepção de um set de filmagem carbono zero.

O QUE TE INSPIRA
Desafio
Elaborar projeto de entrevistas musicais, incluindo elaboração das planilhas e anexos exigidos, e inscrição nas Leis Estadual de Incentivo a Cultura do Estado do Rio de Janeiro RJ (ICMS) e de Incentivo a Cultura de Niterói RJ (ISS).
RESULTADOS

Aprovação do projeto nos dois editais de fomento indireto.

SOLUÇÕES

Elaboração do projeto com ações focadas em um setor educativo robusto e sustentável, atuante para além dos muros do museu, com atividades em praças e parques da cidade.

O BICHO TÁ PEGANDO
Desafio
Elaborar projeto de exposição e seminário idealizados pelo colecionador de arte e curador do Museu Janete Costa de arte popular, Jorge Mendes. Incluindo elaboração das planilhas e anexos exigidos para inscrição nas Leis Estadual de Incentivo a Cultura do Estado do Rio de Janeiro RJ (ICMS) e de Incentivo a Cultura de Niterói RJ (ISS).
RESULTADOS

Aprovação do projeto nos dois editais de fomento indireto.

SOLUÇÕES

Planejamento e realização de entrevistas com os setores do evento e análise de manuais, relatórios, contratos e procedimentos internos da organizadora.

Elaboração de diagnóstico da análise comparativa entre os requisitos normativos e as práticas da organizadora do evento. Incluindo sugestões de melhorias.



ROCK IN RIO
Desafio
Contratada pela Ecobrand para investigar o nível de atendimento do mega evento aos requisitos da Norma ISO 20121 - Gestão para a Sustentabilidade de Eventos
RESULTADOS

Atendimento ao padrão ISO 20121 - Gestão para a Sustentabilidade de Eventos e contribuição aos ODS: 11 e 12..

O megaevento conquistou a certificação na ISO 20121 por órgão externo e independente no mesmo ano.

SOLUÇÕES

Montagem e operação de 12 pontos de coleta na orla de Copacabana e backstage, com distribuição de sacos biodegradáveis para armazenamento temporário dos resíduos.

Ações de sensibilização junto ao público do evento. Treinamento e conscientização das equipes de backstage e refeitório do evento.

67 cooperados da Rede Recicla Rio contratados, treinados e atuando como agentes de reciclagem.

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Desafio
Garantir uma logística e prover infraestrutura para a coleta e destinação dos resíduos potencialmente recicláveis gerados no backstage e durante os três dias de evento programados para a orla de Copacabana.
RESULTADOS

Mais de 8 toneladas de resíduos potencialmente recicláveis triados somente na área de backstage da JMJ. A Comlurb realizou a coleta e destinação dos recicláveis nos outros 11 pontos distribuídos e operados pela LIX na Orla.

45 bombonas de resíduos orgânicos gerados no refeitório com capacidade para 150 pessoas, enviados para compostagem

Atendimento a Lei Nº 12305, de 02/08/2010, que trata da Política Nacional dos Resíduos Sólidos e contribuição aos ODS: 08, 10, 11 e 14.

SOLUÇÕES

Diagnóstico para: evitar a geração de resíduos perigosos e nocivos ao meio ambiente, diminuir a geração do inevitável e optar por materiais com alto potencial de reutilização/ reciclagem

Treinamento e conscientização das equipes de montagem e desmontagem.

Mapeamento de projetos e instituições para doação dos materiais potencialmente reutilizáveis.

RESULTADOS

Sete instituições e projetos sociais receberam um total de mais de 150m² de pallets de madeira, 300m² de piso emborrachado, 1200 unidades de xaxim de fibra de coco e 400m² de lonas .

Atendimento a Lei Nº 12305, de 02/08/2010, que trata da Política Nacional dos Resíduos Sólidos e contribuição aos ODS: 11 e 12.

SOLUÇÕES

Inscrição e aprovação do projeto nas Leis de Incentivo à Cultura Municipal (ISS// Niterói RJ), Estadual (ICMS RJ) e Federal (Rouanet);

Mapa de Sensibilidade aos ODS, uma dinâmica participativa com a equipe do projeto para identificar os ODS mais sensíveis ao projeto;

A partir da definição dos ODS mais sensíveis, foram implementados planos de ação e metas para alinhamento do projeto a uma gestão sustentável em todos os processos e atividades relacionadas ao evento

Jun a Dez 2024
Desafio
Realizado na Ilha da Conceição (Niterói/RJ), o projeto Retalhos Criativos teve como desafio promover oficinas continuadas que unissem sustentabilidade, educação ambiental e cultura em uma comunidade com histórico de vulnerabilidades sociais.
A LIX é idealizadora e foi responsável pelo planejamento, realização e gestão sustentável do projeto, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e em diretrizes inspiradas na ISO 20121.
RESULTADOS

ODS 4 | Educação para a Sustentabilidade e Valorização Local
90 alunos participaram das oficinas em 2024, com alto engajamento e desenvolvimento de habilidades criativas e sustentáveis. Apresentações artísticas celebraram a produção das oficinas e valorizaram a identidade local.

ODS 8 | Geração de Renda
A culminância do projeto reuniu cerca de 500 pessoas e contou com barracas operadas por moradores da Ilha, promovendo geração de renda direta.

ODS 10 | Inclusão e Acessibilidade
Uma mediadora de acessibilidade acompanhou crianças com TDAH e autismo, garantindo a plena participação nas oficinas em um ambiente acolhedor e adaptado.

ODS 12 | Consumo e Produção Responsáveis
Todos os participantes receberam copos reutilizáveis personalizados. As atividades da oficina Re-Criar, os figurinos e cenários da EcoPalco e os instrumentos construídos na EcoSons utilizaram materiais reaproveitados, incentivando práticas de consumo consciente.

SOLUÇÕES

Inscrição e aprovação do projeto na Lei de Incentivo à Cultura Municipal (ISS// Niterói RJ)

Mapa de Sensibilidade aos ODS, uma dinâmica participativa com a equipe do festival para identificar os ODS mais sensíveis ao projeto;

A partir da definição dos ODS mais sensíveis, foram implementados planos de ação e metas para alinhamento do projeto a uma gestão sustentável em todos os processos e atividades relacionadas ao evento

Set 2024
Desafio
Uma idealização do IGAI - Instituto de Gestão e Ações Integradas, o Festival Mar de Música 2024, realizado em Niterói (RJ), teve como principal desafio promover a música autoral em um evento cultural com foco em sustentabilidade, inclusão social e valorização da cultura local. A proposta exigia a implementação de boas práticas de gestão sustentável sem comprometer a excelência artística e a operação do evento.
A LIX foi responsável pelo planejamento e execução da estratégia de sustentabilidade do festival, alinhada à norma ISO 20121 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
RESULTADOS

Engajamento Cultural: O festival recebeu 172 inscrições de músicas autorais, superando a meta inicial de 100. As apresentações públicas (duas eliminatórias e uma final) reuniram mais de 2.000 pessoas

ODS 5 | Igualdade de Gênero
Curadoria e contratações priorizaram mulheres e pessoas não-binárias. O line-up e a equipe de produção refletiram o compromisso com a equidade em todos os níveis do evento, evidenciando evidenciou o alinhamento prático ao ODS 5

ODS 8 | Valorização da Economia Local
80% da equipe técnica e fornecedores contratados eram de Niterói. A comunidade de pescadores participou ativamente na programação, produção e praça de alimentação do evento

DS 10 | Inclusão e Acessibilidade
Todas as apresentações contaram com intérpretes de Libras, promovendo acesso à programação para pessoas surdas e ampliando a diversidade de público

ODS 11 | Gestão Sustentável do Evento
A produção seguiu as diretrizes da ISO 20121. Foram implementadas:
● Coleta seletiva com a cooperativa Recicla Show e o projeto Roda Verde
● Redução de descartáveis
● Substituição de impressos por soluções digitais
O BICHO TÁ PEGANDO
-
Desafio
Elaborar projeto de exposição e seminário idealizados pelo colecionador de arte e curador do Museu Janete Costa de arte popular, Jorge Mendes. Incluindo elaboração das planilhas e anexos exigidos para inscrição nas Leis Estadual de Incentivo a Cultura do Estado do Rio de Janeiro RJ (ICMS) e de Incentivo a Cultura de Niterói RJ (ISS).
RIO +20
-
Desafio
Em parceria com a Matéria Brasil, dar suporte a equipe da SR COM na destinação responsável dos materiais potencialmente reutilizáveis e recicláveis gerados durante a montagem e desmontagem do pavilhão do Governo do Estado do Rio de Janeiro e tenda de exposições, no Parque dos Atletas.

SOLUÇÕES

Inscrição e aprovação do projeto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS
/ Niterói RJ);

Integração do Ciclo de Debates Marli, contemplado pelo Edital Fomentão 2023, à programação da Feira

Mapa de Sensibilidade aos ODS com foco no território de Itaipu e suas comunidades tradicionais

Implementação de ações de gestão sustentável e acessibilidade, com destaque para mobilização comunitária, coleta seletiva e literatura inclusiva

Parcerias com a Vila de Pescadores de Itaipu, Museu de Arqueologia, cooperativas e projetos ambientais da região

Set 2024
Desafio
Idealizada pelo IGAI – Instituto de Gestão e Ações Integradas, a Maré Literária de Itaipu teve como principal desafio promover o acesso à leitura, à cultura e à educação ambiental na Região Oceânica de Niterói, valorizando a identidade local, os saberes da comunidade pesqueira e os coletivos do território. A proposta integrava ações de sustentabilidade, inclusão e fomento à economia criativa, com o compromisso de democratizar o acesso à literatura e fortalecer o sentimento de pertencimento no território.
A LIX foi responsável pela implementação da estratégia de sustentabilidade da Marli, com base na norma ISO 20121 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), alinhando práticas ambientais, sociais e culturais à proposta do evento.
RESULTADOS

Engajamento Cultural
A 1ª edição da Feira Literária de Itaipu recebeu cerca de 2.000 visitantes em quatro dias, com ampla participação de moradores da região, escolas públicas e coletivos locais. A programação incluiu contações de histórias, oficinas, apresentações artísticas e rodas de conversa sobre literatura, território, meio ambiente e me

ODS 4 | Educação de Qualidade
Foram mobilizados mais de 300 estudantes da rede pública e do projeto Retalhos Criativos, com transporte gratuito, programação exclusiva e vivências literárias. A Feira foi pensada como espaço educativo e formativo para novas gerações de leitores.

ODS 5 | Igualdade de Gênero
A programação contou com a presença de autoras, contadoras de histórias e lideranças femininas locais, como Érika Gonçalves, filha de pescador e autora do livro O Pinguim, que compartilhou narrativas da fauna e da cultura da região.

ODS 8 | Trabalho Decente e Economia Local
A praça de alimentação foi operada por seis barracas da Vila de Pescadores, gerando renda para a comunidade. Também foram integrados artesãos locais por meio da rede Conexão Circular. O bar oficial funcionou em regime de permuta com pousada local.

ODS 10 | Redução das Desigualdades
A Feira garantiu acesso gratuito a toda a programação, incluindo rodas de conversa com coletivos e lideranças da comunidade de pescadores. A estrutura foi pensada para promover a participação ativa dos moradores e refletir os saberes do território.

ODS 11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis
A gestão do evento seguiu diretrizes da ISO 20121:
● Coleta seletiva com a cooperativa Recicla Show (81 kg de recicláveis recolhidos);
● Redução de materiais impressos e uso de painéis de LED;
● Doação de copos reutilizáveis pelo Conexão Circular Impacta Itaipu.